Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no LinkedIn Venha estudar Protheus

Bem Vindo Visitante Lista de Usuários

Todos os Fórums
  Base de Dados

Enviar para a impressoraImprimir   

Subject Copia de Ambiente para aprendizado
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio JULIOMELLO JULIOMELLO em 09/12/2016 as 14:40 hs
Local: sp   Membro desde: 19/10/2016  Postagem: 14
Boa tarde pessoal,

Estou aprendendo por conta propria algumas funcionalidades do protheus e estou "copiando" uma base já existente de uma empresa pra minha maquina.

Gostaria de saber tudo que preciso fazer para replicar uma base existente no cloud para minha base local

Minha ideia é copiar as tabelas customizadas, o RPO, a six, sx1, sx2, sx3, sx5, sx6, sx7, sx9

-Não tenho acesso total para pedir uma copia do ambiente no cloud, por isso estou copiando as tabelas customizadas para "appendar" na minha base.
-Não tenho conhecimento suficiente para fazer esse procedimento total, por isso estou utilizando essa ideia de replicar uma base cloud para minha base local, como forma de estudo para entender tudo que é necessario para o funcionamento do protheus.

Agora minha duvida é, fazendo o append dessas tabelas e copiando o RPO já é o suficiente para funcionar essa replica do cloud na minha base?

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio SANCHESNET SANCHESNET em 09/12/2016 as 14:53 hs
Local: SP   Membro desde: 23/11/2006  Postagem: 657
Julio boa tarde,

Se você quer uma cópia funcional, vc vai ter que copiar todo o banco de dados e não somente as tabelas customizadas.

Assim como toda a pasta Protheus_Data (com as sub pastas)

Além do RPO e dos binários (server e smartclient), é claro.

Se não fizer assim, não irá funcionar.

Marcelo Sanches

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio JULIOMELLO JULIOMELLO em 09/12/2016 as 16:17 hs
Obrigado Marcelo,

Entendi o que comentou, mas não entendi o porque do server e smartclient

Alem disso qual o motivo de copiar as pastas do protheus_data?

Sou novato mesmo, me desculpe a ignorancia.

A minha ideia é poder ter uma base ao menos parecida com a do cloud, para poder testar os meus fontes, e as rotinas ja inclusas

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio SANCHESNET SANCHESNET em 09/12/2016 as 16:31 hs
Você vai precisar criar um ambiente local funcional certo?

Para isso você vai precisar de cópias do banco de dados total, do dicionário de dados (que se encontra no caminho \Protheus_Data\System) e de todos os binários.
O server local servirá para vc poder acessar o seu banco de dados tbm local, e o client, que apontará para este ser ver local (os binários são a aplicação em sí, juntamente com o conteúdo do repositório de objetos).

Para que vc consiga funcionar localmente, você precisa ter um certo conhecimento, senão vai quebrar muito a cabeça pra conseguir fazer funcionar.

Marcelo Sanches

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio JULIOMELLO JULIOMELLO em 09/12/2016 as 17:24 hs
Certo, diariamos que preciso da estrutura (esqueleto)

Uma vez que estiver com RPO igual, todas tabelas iguais (não os dados, apenas o esqueleto da tabela e campos) e as "SX" iguais tambem. Teoricamente iria funcionar correto?

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio SANCHESNET SANCHESNET em 09/12/2016 as 17:52 hs
Em tese sim, mas não se esqueça dos binários tbm iguais.

Marcelo Sanches

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio JULIOMELLO JULIOMELLO em 12/12/2016 as 17:44 hs
Obrigado denovo!

Os menus personalizados com os fontes personalizados(rotinas personalizadas), como eu copio eles?

Pode definir melhor a ideia de binarios?

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio SANCHESNET SANCHESNET em 12/12/2016 as 18:04 hs
Os arquivos com extensão XNU são os seus menus, e normalmente eles estão gravados na pasta \Protheus_Data\System

A grosso modo, os binários são os seus arquivos executáveis (tanto o server, quanto o client)

Marcelo Sanches

Para participar do Fórum você precisa efetuar login primeiro
Caso você não esteja registrado registre-se para participar do fórum

Mudar para Fórum