Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no LinkedIn Venha estudar Protheus

Bem Vindo Visitante Lista de Usuários

Todos os Fórums
  Contábil

Enviar para a impressoraImprimir   

Subject Apostilha Fechamento Contabil
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio MARREIROCA MARREIROCA em 26/08/2015 as 10:00 hs
Local: SP   Membro desde: 19/08/2010  Postagem: 42
Bom dia!

Alguém tem uma apostilha sobre o fechamento contábil, passo a passo.

Ats.

Francisco Marreiro
Analista Fiscal
marreirocarlos@ig.com.br

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio MARREIROCA MARREIROCA em 26/08/2015 as 10:03 hs
Francisco Marreiro
Analista Fiscal
marreirocarlos@ig.com.br

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio CDL CDL em 26/08/2015 as 12:56 hs
Local: SP   Membro desde: 19/02/2008  Postagem: 1155
Francisco, boa tarde,

Quem usa o Módulo - 34 - Contabilidade Gerencial, não precisa fazer fechamento contábil.

O que se faz é a Apuração do Resultado (Mensal, Trimestral, Semestral ou Anual), o Anual é o mais usado.

Depois da contabilidade toda reconciliada até o ultimo dia do ano (31/12/2014 por ex.), execute a apuração de resultado.

Miscelâneas
Encerramentos
Apuração de Resultado

Depois basta seguir os parâmetros.
Essa rotina irá apurar o resultado da empresa e zerar as contas 3/4/5/6.
Não tem muito segredo.

Sds,

Raphael - D.E.M.A.

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio MARREIROCA MARREIROCA em 08/09/2015 as 11:11 hs
Boa tarde!
Raphael, quanto eu pucho o CT2 lançamentos contábeis, aparece apenas os lançamentos ocorridos em 2014, todos os lançamento de 2015 não estão no modulo contábil, por isso eu achava que é necessário fazer o processo para aparecer os lançamentos.

você consegue me orientar quanto a essa situação.

Estou atuando com o modulo contábil pela primeira vez por isso estou com algumas dificuldades.

Francisco Marreiro
Analista Fiscal
marreirocarlos@ig.com.br

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio CDL CDL em 08/09/2015 as 11:57 hs
Se no CT2 Só tem os lançamentos de 2014, pode ser que não tenham feito as contabilizações dos Módulos.

O Protheus trabalha com 02 formas de Contabilização: On-Line e Off-Line.

On-Line - toda e qualquer operação já é contabilizada, tem a vantagem de ter a contabilidade dia a dia, porém prejudica na performance do sistema e se houve algum lançamento que está incompleto, o sistema abre a tela de contabilização e aguarda uma ação do usuário travando o processo.

Off-Line - Mais usual, os lançamentos são gerados via processos no Menu Miscelâneas de cada Módulo.
A vantagem deste é que geralmente quem faz é a equipe contábil que caso apresente algum lançamento incompleto eles sabem qual ação tomar. (Acredito que deva ser o Seu Caso)

Para rodar as contabilizações você precisa executar as Rotinas:

- Compras (Notas de Entrada - Função: CTBANFE)
   Miscelâneas
      ajustes
        Lc. Ctb. Doc. Entrada

- Vendas (Notas de Saída - Função: CTBANFS)
   Miscelâneas
      Fechamento
        Lc. Ctb. Doc. Saída

- Financeiro ( CP / CR - Função: FINA370)
   Miscelâneas
      Contabil
        Contab. Off Line

- Estoque ( Custo Médio - Função: MATA330)
   Miscelâneas
      Recalculo
        Custo Médio
    ( Esse gera os lançamentos Contábil de Custo quando é rodado o fechamento do Estoque)

Outros Módulos (Ativo / Gestão de Pessoal), também tem opções no menu.

Sds,

Raphael - D.E.M.A.

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio MARREIROCA MARREIROCA em 11/09/2015 as 11:42 hs
Raphael, bom dia!

Muito obrigado pelas instruções anteriores.

Agora estou com outro problema:

Ao fazer a integração (transferência) dos documentos para a contabilidade o sistema está gerando pré-lançamento.

O MV_PRELAN está configurado como "N"

Tentei efetivar esses lançamentos porem o sistema gera um relatório (CTBA350) com a seguinte informação não há inconsistência no lote e documento, porem não efetiva o pré-lançamento para lançamento contábil.

Você consegue mais uma vez me ajuda nessa questão.

Francisco Marreiro
Analista Fiscal
marreirocarlos@ig.com.br

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio CDL CDL em 11/09/2015 as 12:32 hs
Se está gerando pré-lançamento, e o parâmetro está como "N", pode ser que os LPs estejam todos com TIPO do SALDO == 9, muda para 01.

Sobre a efetivação, você prestou a atenção nos Parâmetros da Rotina?

Tem uma Pergunta: Efetiva para Qual Saldo, tem que colocar 1

Passa as telas das perguntas para que possamos verificar melhor.

Sds,

Raphael - D.E.M.A.

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio MARREIROCA MARREIROCA em 11/09/2015 as 16:34 hs
Boa tarde!

Segue as perguntas e como está configurado.

Francisco Marreiro
Analista Fiscal
marreirocarlos@ig.com.br

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usu�rio CDL CDL em 11/09/2015 as 17:56 hs
Bom pelo visto está certo, desde que as Faixas informadas nos Parâmetros sejam as que precisam ser Efetivadas.

Um Detalhe que eu vi foi no Sub-Lote, veja se está com zzz ou ZZZ, tem configurações de Banco de Dados de Dados que distingue.

Por padrão use sempre de "      "(Brancos) até "ZZZ" (Maiúsculo).

Fora isso o sistema deveria efetivar sem problemas.

Abs,

Raphael - D.E.M.A.

Para participar do Fórum você precisa efetuar login primeiro
Caso você não esteja registrado registre-se para participar do fórum

Mudar para Fórum